Já é possível comparar os feitos de Stephen Curry e cia com outros grandes times marcados na história. A NBA vive hoje a dinastia dos Warriors e nós amantes desse esporte não queremos mais que ela acabe!
A título de comparação, outras grandes equipes que marcaram época foram o Chicago Bulls, com 6 títulos em 6 finais década de 90; o Los Angeles Lakers, com 5 títulos em 8 finais nos anos 70 e 80 e o insuperável – porém superado – Boston Celtics, que venceu inacreditáveis 11 títulos em 12 finais disputadas nos anos 50 e 60.
A caminhada de Warriors
O elenco que fez história em San Francisco tem a raíz do NBA – processo seletivo de calouros – como principal plus para essa história de tirar o fôlego. Steven Curry, o grande astro da temporada foi o 7º escolhido em 2009; Klay Thompson foi 11º selecionado em 2011 e Draymond Green saiu apenas na 35ª escolha no ano de 2012.
Com o trio de estrelas formado, a equipe demorou um pouco para pegar no tranco, voltando aos playoffs após uma seca de 5 temporadas.
Ressurgindo das cinzas, a partir de então o time emendou uma sequência de 5 finais seguidas, ganhando três e ficando vice em duas. As quatro primeiras colocaram os Warriors frente a frente com um dos maiores jogadores de todos os tempos, Lebron James, que mostrou não ser assim tão invencível.
O primeiro feito, em 2014, tornou Andre Iguodala o jogador mais valioso da dinastia. Além disso, aquela equipe contava com o brasileiro Leandrinho Barbosa, trazendo para o Brasil o gostinho de um título da NBA.
Depois de conquistarem seu primeiro título, os Warriors fortaleceram mais ainda o elenco com a estrela da liga, Kevin Durant, um dos responsáveis por mais dois títulos contra os Cavs e trazendo o prêmio de MVP das finais duas vezes ao jogador.
Quando Durant decidiu partir e Klay Thompson se ausentou por duas temporadas devido a uma lesão, a dinastia parecia ter chegado ao fim. O Golden States Warriors sequer foi aos playoffs de 2019 e 2020.
Mas Green, Curry e Thompson tinham outros planos. Com o retorno do camisa 11, os Warriors mostraram que Kevin Durant havia sido um capítulo importante, mas não decisivo para o sucesso do time.
Foi então que Stephen Curry assumiu o protagonismo de vez! Levou os Warriors ao título em uma série épica e emocionante contra o Boston Celtics na final e conquistou seu tão sonhado prêmio de MVP das finais.
Os próximos anos devem ser os últimos de uma geração monstra de astros em San Francisco mas, até que isso aconteça, o Warriors ainda prometem mais força na próxima temporada.